quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Amigos (as).

Como você conhece ou reconhece um amigo? Quem é o amigo? Quando, em que momento se percebe que nos tornamos amigos?
São perguntas até simples, mas com respostas não tão simples assim. Eu, particularmente, não me recordo exatamente o nascimento das minhas maiores e mais lindas amizades. É quase como num passe de mágica... de repente: tchanram!
Me recordo agora de um livro que ganhei de minha Mãe aos sete anos intitulado: "Longe é um lugar que não existe" de Richard Bach. Tanto a dedicatória, quanto o livro falam sobre amizade.
A dedicatória de minha Mãe falava algo assim: "Amigo é alguém que gosta de você. (...) se um cachorro abana o rabo com força toda vez que lhe vê, é porque ele gosta de você (...) se uma pessoa na rua, sem lhe conhecer oferece um sorriso, é um amigo que lhe reconheceu (...) até o vento pode ser ser amigo! quando lhe dá um empurrãozinho quando você caminha, faz as folhas dançarem um lindo balé para você e a noite canta doces canções enquanto você dorme".
E minha Mãe tem razão, corroboro com ela. Amigo é assexuado, não tem cor, raça, idade, formação ou classe social. Amigo é amigo e pronto!
Lembro que a história do livro contava a viagem de uma gaivota para encontrar uma amiga - a pequena Rae- em virtude de seu aniversário. Lembro de alguns trechos do livro tem um que dizia: “Mais um ano longe de ser criança? Isso não me parece ser a mesma coisa que crescer”, diz o Gavião e um outro "“Podem os quilômetros separar-nos realmente dos amigos? Se você quer estar com alguém a quem ama, já não está lá?"
A vida tem me ensinado a reconhecer os AMIGOS, aqueles de verdade mesmo. Acredito na minha evolução enquanto ser humano ser uma constante, passo a passo, dias mais rápidos, dias beeem mais lentos, mas, uma evolução. Devemos amar e respeitar todo aquele que concentra(ou) esforços a nosso favor. Uma palavra verbalizada com o silêncio, com um gesto, bronca ou um conselho...
O que importa é que você foi ouvido, que você motivou alguma reação positiva. O importante é ter amigos, seja quem ele for.

5 comentários:

  1. Vc escreve muito bem, falar sobre o tema amizade é de muito gostoso e prazeroso e extenso, uma vez que nossos verdadeiros amigos, são responsáveis na maioria das vezes pela força e a razão da nossa felicidade aqui nesta nossa passagem. posso aqui declarar que a tua amizade me faz feliz, obrigada por tudo e me desculpa pelas minhas falhas. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Vc escreve muito bem, falar sobre o tema amizade é de muito gostoso e prazeroso e extenso, uma vez que nossos verdadeiros amigos, são responsáveis na maioria das vezes pela força e a razão da nossa felicidade aqui nesta nossa passagem. posso aqui declarar que a tua amizade me faz feliz, obrigada por tudo e me desculpa pelas minhas falhas. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Vc escreve muito bem, falar sobre o tema amizade é de muito gostoso e prazeroso e extenso, uma vez que nossos verdadeiros amigos, são responsáveis na maioria das vezes pela força e a razão da nossa felicidade aqui nesta nossa passagem. posso aqui declarar que a tua amizade me faz feliz, obrigada por tudo e me desculpa pelas minhas falhas. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Amora, ao ler esse texto, lembrei-me de uma linda cartinha que tu me escreveste há muito tempo atrás.
    Entre tantas palavras lindas, uma me marcou bastante: "(...) Há uma linguagem especial que eu e você compreendemos, em que as palavras de gratidão são transmitidas em silêncio."
    Sou grata a Deus por ter cruzado os nossos caminhos há 10 anos atrás :) Amo-te

    ResponderExcluir
  5. Creio que eu sou uma das únicas que nunca foi conhecer seu apto e qnd li esse trecho: "Se você quer estar com alguém a quem ama, já não está lá?" lembrei do qnt eu "viajo" nos meus pensamentos, imaginando seu cantinho com suas coisinhas descrevendo todo seu bom gosto misurado ao do Doug... Imagino a gente tomando a tal e famosíssima caipiveja... E de tanto pensar e imaginar o qnt será bom e divertido, às vezes acho que "meu espírito" termina indo e deixa meu corpo aqui só na vontade... rsrsrs.
    Mas eu tenho fé de que um dia poderei ir sem ter que me regrar no quesito diversão...

    Não é segredo dizer que eu AMO seu cantinho e que qnd eu "crescer" quero saber escrever assim... coisas simples, porém bonitas e com um significado gigantesco!

    Amo vc bem mt...

    Bjins!

    Dadá

    ResponderExcluir

Se meta e se envolva!